sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

UM PROGRAMA ESPECIAL NA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA PRINCESA DO VALE FM

Foto: Manchão
Dentro da programação dos 15 anos da rádio Princesa do Vale FM a direção da emissora depois de levar uma unidade móvel para os bairros da cidade, realizou ontem quinta-feira um programa especial com a participação de vários comunicadores e colaboradores.
Com uma pauta diversificada a mesa pode debater sobre: a importância de um sistema de comunicação de massa em um munícipio, o município de Coreaú, antes e depois da rádio, os idealizadores Pe. Nery e Afonso Carlos, os 15 anos da rádio Princesa do Vale e o que leva a população a ouvir a rádio mesmo com o advento da mídia digital.
O programa foi mediado pelo radialista José Marques, apresentador do programa Revista Regional com a presença do diretor administrativo Mário Portela e as participações dos convidados: professor João Teles, idealizador do projeto Confraria da Leitura e moderador do blog Coreausiara, professor Fernando Deda, cronista e técnico judiciário, professor Julierme Kílvio, comunicador e contador, professor Manoel de Jesus (Êpa), comunicador e bancário, Orlando Carlos, comunicador e diretor da rádio Moraújo FM, Benedito Gilson (Manchão), comunicador, músico e moderador do blog Grande Varzea, Raimundo Marques, radialista e moderador do blog Publimarkes e a ilustre participação do historiador Leonardo Pildas que não esteve presente mais enviou sua contribuição através do Blog RM no Foco do professor Romildo Moura.
O encerramento das comemorações acontecerá com uma festa no Coreaú Social Clube com a animação das bandas Xé Pop e Painel de Controle.

HISTÓRICO DA RÁDIO COMUNITÁRIA PRINCESA DO VALE FM 98,7


Aos 03 dias do mês de dezembro do ano de 1996, por iniciativa do dinâmico jovem Pároco da Paróquia de N. Sra. da Piedade – Pe. João Batista Nery de Abreu, foi reunida a população da cidade de Coreaú com a finalidade pioneira de fundar um Instituto que trouxesse para nossa cidade uma Emissora de Rádio FM, com freqüência modulada, a qual foi ao ar no dia 16 de dezembro do corrente ano, com o nome de Ágape FM, instalada numa das dependências da casa paroquial, em fase experimental durante 90 dias. Após este período foi transferida para um espaço na torre da Igreja Matriz, a 1º de março do ano de 1997. Quando foram sugeridos três nomes para apreciação da Comunidade: Palma FM, Ágape FM e Princesa do Vale FM. Sendo escolhido por aclamação geral o nome de Princesa do Vale FM 98,3 MHz. Após um ano e dois meses de permanência no referido local, transferiu-se para sua sede própria, que situa-se a Rua Alferes Raimundo Leopoldo, s/n, Centro, Coreaú-Ce, anexo ao Centro de Evangelização Frei Leônidas, atualmente conta com torre adequada e modernas instalações, para melhor servir a comunidade, prestando relevantes serviços à população coreauense e toda sua região, com a transmissão da Santa Missa, informações de interesses gerais, avisos, músicas, entrevistas, eventos e entretenimentos, etc.
O Instituto de Radiodifusão de Desenvolvimento Comunitário de Coreaú-IRC é a entidade mantenedora da Rádio Comunitária Princesa do Vale FM, que tem como atual presidente o Sr. João Batista Nery de Abreu.
 A organização da referida rádio é de responsabilidade do Diretor Geral: Pe. João Batista Nery de Abreu e do Diretor Administrativo: Mário Portela Moreira Albuquerque.
No dia 07 de março de 1999, foi implantado um projeto pioneiro batizado de Sócios Colaboradores, sendo que hoje a Rádio encontra-se com aproximadamente 2.500 sócios, que ajudam a manter nossa emissora no ar.
Através de um árduo trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Diretor Cultural (na época) o Sr. Afonso Carlos Maranguape, essa emissora recebe o registro de funcionamento legal, ou seja, a Liberação de Funcionamento, com a Portaria de 14 de Agosto de 2000, nº 456 do Ministério das Comunicações, podendo assim desenvolver suas funções legalmente perante a lei até 17/06/2012 (portaria renovável), até então sua freqüência era 98,3MHz, e por várias determinações do Ministério das Comunicações, modificou-se para 97,8MHz, depois 104,7 MHz e agora é 98,7MHz, assim como sua freqüência vários outros procedimentos também sofreram modificações. A partir desta grande conquista nossa preocupação voltou-se totalmente para o serviço social.
Em 10 de Dezembro de 2001, essa emissora pela primeira vez troca de diretor, onde o então Diretor Cultural (Afonso Carlos) após realizar um ótimo trabalho a frente desta emissora, mas almejando novas realizações em sua vida, entrega o cargo para ao então jovem Mário Portela Moreira Albuquerque, na época com 21 anos de idade, é nomeado pelo Diretor Geral como Diretor Administrativo, e que vem desempenhando um ótimo trabalho até os dias de hoje. Atualmente nossa Rádio encontra-se com sistema informatizado, ótima estrutura física, três locutores profissionais e com a licencia de funcionamento até o ano de 2012 (portaria renovável).
Por determinação do Ministério das Comunicações, conforme Ato nº 66.386 de 09/08/07, publicado no Diário Oficial da União de 13/08/07, a Rádio Comunitária Princesa do Vale FM, teve seu canal alterado novamente, passando obrigatoriamente do canal 285 (Freqüência 104,9 MHz) para o canal 254 (Freqüência  98,7 MHz). Passando a funcionar com a nova freqüência no dia 01 de novembro de 2007.
Adaptando-se a tendência mundial e atendendo aos pedidos de nossos conterrâneos, aos 10 dias do mês de Maio do ano de 2009, iniciamos a transmissão da rádio na rede mundial de computadores (internet). Com a Web-rádio: www.princesadovalefm.com.br
Atualmente a equipe da emissora é composta por:
Pe. Nery, Mário Portela, Roberto Portela, Dezyane, Mila, Franco Portela, Denis Neves, Marcelo Marques, Thiago Ramos, Elitanha Aragão, Joscilando Silva, Benedito Gilson (Manchão), Jocylene Silva, Camila Gomes, João Antonio, Evando Nascimento, Jacques, Zé Marques, Antonio Machado e Andréia.       
Hoje após 15 (Quinze) anos de fundação, gostaríamos de agradecer a todos os Sócios Colaboradores, Apoios Culturais, Autoridades, Comunicadores e Ex-Comunicadores, Diretoria do IRC, a toda comunidade coreauense pela credibilidade e de um modo especial ao nosso Diretor Geral Pe. João Batista Nery de Abreu, pela sua luta incansável na fundação e manutenção de nossa Rádio.

LEONARDO PILDAS E OS QUINZE ANOS DA RÁDIO PRINCESA DO VALE


Hoje, temos motivos para comemorar um grande feito. A nossa primeira estação de rádio completa quinze anos, alegrando, informando, instruindo, educando, divertindo e evangelizando a nossa gente e outros ouvintes da circunvizinhança.
Nada aparece de repente, é necessária a vontade e a disposição de fazer algo em prol da sociedade. Inteligência, talento, entusiasmo, ousadia, visão de futuro, ideia, força de vontade, empenho, determinação, persistência, perspicácia, diligência, esforço, trabalho, dinamismo e liderança são os ingredientes que os obstinados usam para proporcionar oportunidades de crescimento de uma comunidade.
A semente plantada, com muito arrojo e dificuldade, brotou, cresceu e frutificou. A Princesa do Vale cumpre, diariamente, o compromisso assumido com a família coreauense. Isto tem nome: lealdade e comprometimento com o desenvolvimento de Coreaú.
Essa realidade, que os coreauenses tanto se orgulham, é fruto da tenacidade de um sacerdote, que, há quinze anos, está à frente da Paróquia, o tão conhecido Padre João Batista Nery de Abreu.
Mas nada se faz sozinho, outros braços foram necessários para edificar uma obra de grande alcance comunitário como esta. Para tanto se tornou imprescindível motivar a população para que a conjunção de esforços possibilitasse o sucesso da ação encetada. O povo motivado entendeu a grandeza desse intento, que se tornou coletivo. Assim, nasceu a Rádio Princesa do Vale FM Comunitária.
Uma retrospectiva da história da comunicação em nossa terra nos parece pertinente. Emancipada em 1870, no decorrer de 1871, foi instalada a Agência Postal. Portanto, de 1871 até 1928, a velha Palma tinha apenas um canal de comunicação o Correio e o instrumento de troca de informações era a correspondência escrita, a tão conhecida carta.  Em 29 de abril de 1928, surge O Palmense, primeiro jornal da cidade, que passou a veicular as notícias locais e de outros recantos.
A década de 1930 proporcionou a nossa gente três equipamentos de comunicação: o telégrafo, em 1931, arrojada luta do coreauense Dr. Raimundo Gomes; depois vieram o primeiro Receptor de Rádio (o conhecido rádio do padre), em 1938, e a “Amplificadora Palmense” (data não conhecida oficialmente, mas a oralidade refere-se a 1939), estes dois veículos de informação foram adquiridos pelo dinâmico vigário da época, Padre Antônio Ivan de Carvalho. Outros serviços de autofalantes (“amplificadoras” ou ‘radiadoras’) foram implantados entre as décadas de 1940 a 1990, uns pela Paróquia, outros pelo Município.
Os primeiros sinais de TV foram captados no ano de 1970, em plena empolgação da Copa do Mundo. Na data de 17/1/1978, chegou a Coreaú a telefonia, através do Sistema de Monocanal.
No dia 3 de dezembro de 1996, foi fundado o Instituto de Radiodifusão de Desenvolvimento Comunitário de Coreaú, que ensejou a instalação da querida Rádio Princesa do Vale. Coreaú passou, então, a falar pelas ondas do rádio.
Com ufania, Coreaú festeja esta marcante conquista. No ensejo, queremos parabenizar a Comunidade Coreauense, ao Padre Nery, fundador e diretor geral desse expressivo empreendimento, o diretor administrativo Mário Portela, os comunicadores de hoje e de ontem, bem como todos os colaboradores da falante Princesa.

Fortaleza, 15 de dezembro de 2011
Leonardo Pildas

Fonte: RM no Foco

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ACOMPANHE SUA COLOCAÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO DE COREAÚ

Você pode acompanhar o seu desempenho individual no site do Instituto Cidades, basta digitar seu nome completo e seu CPF e você terá acesso a sua colocação e ao seu cartão resposta da prova objetiva.

 
PROVA DE TÍTULOS
A apresentação dos títulos pelos candidatos far-se-á através da entrega dos documentos comprobatórios (Títulos) e do respectivo Formulário Discriminativo, no PRÉDIO DO ORGÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, localizado na RUA “B”, S/N, COHAB, Coreaú – CE, nos dias 08 e 09 de dezembro de 2011, das  8h às 12h e 13h às 17h.

RECURSOS

Todos os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente da Comissão de Concurso,  em formulário padronizado, e entregues, pessoalmente ou por procuração, nos dias 08 e 09 de dezembro de 2011, no PRÉDIO DO ÓRGÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, localizado na RUA “B”, S/N COHAB, COREAÚ-CE de 8h às 12h e 13h às 17h.


sábado, 6 de agosto de 2011

PEDRO FAUSTINO E SUAS PERIPÉCIAS

Lembro-me que certa feita tive de defender o Pedrão, nos autos de um processo criminal, pelo fato do mesmo ter sido flagrado com uma enorme peixeira. Graças a sua sapiciência e jogo de cintura conseguiu convencer ao juiz que aquela arma era somente objeto de trabalho seu, pois vez por outra trabalhava como ajudante de marchante no Mercado público. Coube a defesa somente ratificar aquele jogo de palavras do velho "malandro", e não deu outra, o mesmo fora absolvido. Quem quiser ter acesso a sentença absolutória, favor pedir ao Fernando Deda.

Dr. Francimor 
Recebido por E-mail

quarta-feira, 13 de julho de 2011

NOSSO ADEUS AO AMIGO LUCIANO


É com sentimento de pesar a família enlutada que nos juntamos ao blog RMno Foco para prestar nossa homenagem a um amigo que partiu justamente guiando um veículo no qual era apaixonado e vestindo a camisa do time do coração, o Flamengo-RJ, estamos falando de Luciano Marques de Araújo, mais conhecido como Luciano da Franrlene (Fransclene).
Rapaz respeitador, amigo e muito querido aqui no bairro, Luciano por ser natural da cidade de Graça, acabou conquistando os coreauenses por suas brincadeiras, nunca desrespeitando ninguém e sempre dentro do limite. Neste dia 11 de Julho de 2011, na capital cearense, nós perdemos mais um conterrâneo pela violência no transito, que é o pior assassino dos últimos tempos. Nosso amigo deixa saudades de todos, mais na certeza de que está junto de Deus.
Seu corpo está sendo velado na residência do Sr. Edivar Bréu, seu sogro. Neste momento muitos amigos e parentes estão prestando sua ultima homenagem, neste dia triste em que nossa cidade está sendo banhada por chuvas, que começou coincidentemente na hora da chegada de seu corpo. Seu sepultamento será amanhã dia 13 de Julho, logo após a missa de corpo presente as 12:00hs na igreja de São Francisco.

Fonte: RMnofoco


terça-feira, 5 de julho de 2011

FESTIVAL DE QUADRILHAS, ATRAÇÃO NACIONAL E RECORDE DE PÚBLICO

                                               Quadrilha campeã
                                                             

O parque de exposição Chico Oliveira foi palco da grande atração nacional Zezé de Camargo e Luciano, por ocasião do IX festival de quadrilhas de Coreaú no último final de semana. No primeiro dia aconteceu a apresentação de quadrilhas de vários municípios com a animação da Banda Brucelose, no segundo dia a atração ficou por conta dos filhos de Francisco. Das cinco quadrilhas que se apresentaram o corpo de jurados escolheram como campeã o arraiá Luar do Sertão de Sobral, em segundo Beira Lixo de Camocim e na terceira colocação a quadrilha Estrela Branca de Hidrolândia.


quinta-feira, 30 de junho de 2011

PEDRÃO FAUSTINO UMA FIGURA COREAUSENSE


Pedro Faustino era uma espécie de Serginho Chulapa de Coreaú. Biriteiro, pescador, malandro (no bom sentido), boêmio e boleiro. Com a bola nos pés era um príncipe. Lembro do Pedrão no Campo da Lagoa. Quando arrancava pela ponta direita, deixava meio time adversário preocupado. Geralmente saía dali um lançamento preciso. Se Pedrão lembrava Serginho Chulapa no porte físico e no temperamento, com a bola nos pés lembrava o Batista (ex-jogador do Internacional de Porto Alegre). Pedrão era um poeta, uma daquelas figuras que se fazem sentir pela sua complexidade. Como diziam coisas do Pedrão! E como ele valorizava sua malandragem incurável... Pedro Faustino, um homem como tantos outros, deus e diabo nas terras da Palma...

Fonte: Coreausiara

terça-feira, 28 de junho de 2011

SINDPROC DE COREAÚ PRESTA HOMENGAEM AO PROFESSOR GERARDO (IN MEMORIAN)


BIOGRAFIA DO PROFESSOR COREAUENSE GERARDO RODRIGUES DE SOUZA

Gerardo Rodrigues de Souza, conhecido carinhosamente por (Gerardo da Dona Noca), Nasceu aos 09 de Junho de 1972, na Cidade de Coreaú, Estado do Ceará. Filho do Sr. Benedito Souza (IN MEMORIAN) e de Dona Raimunda Rodrigues de Souza (Dona Noca). O professor Gerardo era um homem simples, amigável, alegre e acima de tudo um cidadão íntegro e profissional exemplar. Sempre estudou em escola pública de onde sempre se destacou em suas boas notas, demonstrando sua afinidade para o magistério. Lecionou em várias escolas da rede municipal de ensino, muito habilidoso desde a sua vida estudantil para as disciplinas de ciências da Natureza, sobretudo Matemática e Geometria, pondo em prática este seu dom para tais disciplinas desde Fevereiro de 1999 na condição de professor da rede municipal de ensino. Experimentou também a função de Diretor da então Escola Nossa Senhora da Piedade no Distrito do Canto, hoje EMEIF São Joaquim, de onde é homenageado com o seu nome dado ao laboratório de informática daquela escola. O professor Gerardo era querido por todos de sua comunidade, tinha uma facilidade de criar e cultivar amizades, por seu jeito brincalhão de ser. No esporte, adorava futebol desde sua infância e adolescência, com a organização e participação de torneios nos campos da rua do cemitério, do abilhão, da lagoa, do beira rio, da firma, no estádio e tantos outros campos pela cidade de Coreaú, jogava na função de goleiro e era também um torcedor fiel do Palmeiras. Morou por vários anos com sua mãe e irmãos na Rua Coronel Francisco Pinto, conhecida como Rua do Cemitério. Juntou-se com a jovem Vânia Gomes Vieira de onde foram morar na Rua Francisco Napoleão Ximenes, desta união nasceram seus filhos Yan Pablo Gomes de Souza e Francisca Yane Gomes de Souza. No SINDPROC filiou-se no dia 07 de Julho de 2007. Sendo um dos primeiros filiados a esta entidade sindical e freqüentador assíduo das nossas Assembléias e eventos públicos realizados pelo sindicato, motivos pelo qual recebe esta homenagem de todos os sócios que fazem parte do SINDPROC com o seu nome dado à SALA DAS SESSÕES Professor Gerardo Rodrigues de Souza, na sede do referido sindicato. Seu falecimento se deu no dia 29 de Dezembro de 2009, deixando enlutados todos os que fazem o SINDPROC e todos os que lhe queriam bem (esposa, filhos, mãe, irmãos, sogra, cunhados, parentes e amigos)..


Coreaú, Ce, 25 de Junho de 2011.
José Mário Moreira
Presidente do SINDPROC 

Fonte: Blog do Sindproc