sábado, 23 de abril de 2011

CULTURA QUE AINDA RESISTE AO TEMPO


                                                         Boneco de pano que simboliza o Juda

                                                           Roda do Leroá

                          Pessoa suja de lama e com chifres que simboliza o judas

Faça chuva ou faça sol, tradicionalmente em Coreaú no período da Semana Santa, mais precisamente na Sexta-Feira da Paixão, grupos de amigos e reúnem-se para subir o serrote e de lá trazer o chamado pau do Juda. Com seus cacetetes nas mãos com habilidade, sincronismo e improviso de versos eles brincam o leroá nas ruas da cidade que se torna um atrativo para muitos visitante e filhos de Coreaú que visitam a cidade nessa época.

RECORDANDO O TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO EM COREAÚ





quinta-feira, 21 de abril de 2011

COREAÚ: SEMANA SANTA E SEMANA POLÍTICA


Estamos vivendo em nossa Coreaú uma semana espiritual, momento em que nossa cidade recebe os seus conterrâneos na mais pura prova de fé cristã e irmandade mútua, sentimento que traduz o espírito do momento reflexivo acerca da paixão, morte e ressurreição do salvador da humanidade, Nosso Senhor Jesus Cristo. Por outro lado, experimentamos também neste período um sentimento de incertezas quanto às reuniões e/ou festas de "pães e circos" que costumeiramente ocorrem todos os anos no Sábado de Aleluia em nossa cidade. Tais eventos políticos ou mirabolantes tentam trazer para o nosso povo uma fórmula pronta em um dia de aleluia para a resolução de problemas cotidianos de nosso povo. Refiro-me a candidaturas prontas e lapidadas por conterrâneos que desconhecem a realidade, bem como o sofrimento de nosso povo no dia-a-dia de nossa Palma. Tais articulações elitistas e aventureiras esquecem-se de que o nosso Coreaú e o povo coreauense já experimentou das mais diversas Oligarquías locais vivenciadas pela própria história de 140 anos de emancipação política ou retrocesso coronelístico-administrativo. Está mais do que claro de que o nosso povo almeja uma candidatura popular, com cheiro de gente e com a sensibilidade de quem conhece o nosso povo e consequentemente os seus clamores e sofrimentos, que tenha também a competência administrativa de gerir os rumos de nossa gente e que surja não em reuniões romanas, mas que seja construído pelas camadas sociais que escolheram desta cidade a Palma dos nossos corações.

JOSÉ MÁRIO MOREIRA
Presidente do SINDPROC

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A FARTURA DO INVERNO



O inverno do ano de 2011 já é considerado um dos maiores dos últimos tempos, açudes sangrando, chão alagado e apesar de muitos transtornos para a população interiorana o sentimento é de satisfação, por conta da fartura que já começa a chegar à mesa do agricultor. Já é comum vermos o resultado de um longo trabalho realizado no sertão pelo homem do campo, pois desde o maxixe, ata, feijão verde, abóbora e milho verde, sem falar na grande quantidade de água e  pastagens para os animais.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ZÉ PINTO SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES


A Associação dos Criadores da Zona Norte deverá eleger para presidente nas eleições de maio próximo, o Sr. José Pinto tendo como vice o Sr. Expedito Costa (Expedito da Casa do Campo). Mesmo tendo direito a reeleição, o atual presidente Carlos do Calixto, apoiará de forma incondicional a chapa de Zé Pinto, que assumirá a Associação no momento em que Sobral receberá do governo do estado um dos mais modernos Parques de Exposições do Nordeste.
Zé Pinto, que é um apaixonado pelo meio (Criação) conta com bastante experiência, e tem o nome bem avaliado por todos os associados, tendo da posse em diante a responsabilidade em assumir a Associação em um momento de valorização da área em todo o Ceará.

Fonte: Blog da Folha