sexta-feira, 11 de março de 2011

ORIGEM DO NOME POÇO DO CARRO


Na minha infância, sempre tive a curiosidade de saber de onde vinha o nome Poço do Carro, lugar onde tomávamos nossos banhos demorados com muitos pulos de suas ribanceiras, de onde tirávamos água de suas cacimbas, onde roubávamos mangas e goiabas da vazante do seu Chico Pimbinha. Quando uma turma ia pegar as frutas, a outra ficava pastorando (olhando) quando diziam “lá vem ele”, nossas carreiras eram desembestadas para pularmos a cerca e nadarmos para o outro lado, de onde só ouvíamos sorridentes as palavras de baixo calão ditas pelo seu Chico.
Aquelas brincadeiras da gata, onde corríamos sobre as moitas, ate o buraco da vaca, aquelas brincadeiras de agarrado, para ver quem conseguia derrubar o outro de cima da barreira dentro do rio, as brigas na boca da cacimba, para ver quem enchia primeiro suas latas d’água que era carregadas num carrinho, as pescarias de anzol, etc. Posso dizer, que na minha infância muitos dos meus momentos felizes, assim como os de muitos colegas e amigos meus da época, também foram vividos lá.
Mas o porquê de Poço do Carro,  ninguém sabia me responder, Mesmo agora depois de tanto tempo, ainda era latente a curiosidade de saber a origem do nome daquele referido Poço, e como sempre mais uma vez ninguém sabia de nada .
Já sem esperança, de saber a origem do nome do Poço que tanta importância teve em minha infância, e na de outras pessoas também, eis que surge dona Maria Boeiro que em uma conversa casual me relata que o nome do Poço do Carro. Segundo ela foi devido a uma rústica espécie de marcenaria que na época servia como uma espécie de fabrica de carros de bois, e ficava situada entre a estrada que liga Coreaú a Araquém logo depois da barragem e o referido poço, que por ser fundo, ter água durante todo o verão e não ter proibição de uso era usado para deixarem por muito e muito tempo de molho em suas águas as madeiras e as tabuas usadas na confecção dos carros de bois.  No decorrer dos anos, quando queriam tomar banho mais a vontade os homens diziam: vamos tomar banho lá no Poço do Carro, e foi assim que surgiu o tão afamado banho, que depois de algum tempo foi simplificado para apenas Poço do Carro nome que perdura ate os dias de hoje.

Fonte: Blog Varzea Grande

Nenhum comentário: